domingo, 10 de maio de 2009

Centro Comercial....Aqui vou ser feliz!!

É assim que ele pensa quando se desloca para lá...e como um bom português, de feliz não tem nada...anda sempre a reclamar e a queixar-se da vida que tem pelos cantos...vai á procura do sonho...é ali que encontra, pois é ali que se passa tudo hoje em dia, é uma pequena cidade onde de tudo lá se encontra...

Passeia pelos corredores, que mais parecem a IC19 em hora de ponta, hipnotizado...desesperado á procura de um sonho que nem ele próprio sabe qual é...pode ser um CD, pode ser uma T-shirt nova, pode ser o sonho de emagrecer e ter um corpo invejável, pode ser um simples “lavar as vistas” e esse normalmente que lava as vistas é aquele que faz o favor de ser apenas o que transportou mais um para lá...e que depois é ele que bufa por todo o lado e que fica sentado nos bancos á espera....E enquanto espera, vê passar um autentico desfile de máscaras, por baixo delas um sufoco, um querer chegar ao sonho, o mostrar que também está ali e é capaz de sonhar!

A idade dele varia entre os pequenos dias do seu nascimento até aos últimos dias que lhe restam..

Se for então num dia em que o sol se escondeu e a chuva o visitou  ele procura pelo sonho...desesperado, sem dar lugar á imaginação para mais nada.

E ai de alguém que o desvie do caminho! Ele pode tornar-se feroz.., falar alto, atropelar qualquer um com o seu carrinho de compras, ou entrar na loja mais próxima e atingir o alvo mais fácil - o empregado...,que muitas vezes tem de ser o caixote do lixo dele, onde deposita os seus fracassos , raivas e frustações...Ali dentro ele sente-se mais alto, porque voa á procura do seu sonho..e é-lhe dado um vasto leque de sonhos, onde confunde pessoas que encontra prontas para o ajudar, em seus servos...A relação que ele pretende ter é puramente a de receber e nada dar em troca, a única coisa que dá, é ter de pagar o preço pelo sonho, muitas vezes pagando a crédito..alguém vai ter de se responsabilizar por isto...ele tem um problema mas....resolvam isso para ele! Não lhe interessa mais nada!

Por isso ele gasta muitas vezes o que tem, mas gasta mais o que não tem!

Possui um livro onde pode reclamar de todos os impedimentos que travem o seu sonho...e isso é respirar de alivio e serve como uma ameaça a quem não for de encontro ao que ele idealizou.

Assim se vive nos Centros Comerciais de hoje...é claro que generalizo e nem todos, felizmente são como ele...senão era de doidos e já se assistiam a verdadeiras lutas tribais!

Entristece-me apenas saber que tudo não passa de uma ilusão, e logo que saiem desse tão grande espaço onde outrora sonharam e foram felizes, tudo começa de novo..outra vez, porque a escuridão persegue-os eles tem que sonhar na realidade e não na ficção...eles têem de saber quem são, o que querem ser e brilhar intensamente por si só!

O que teêm afinal de tão apelante os Centros Comerciais?

Esse sonho... por instantes, no meu entender...o sonho de poder voar..bem lá do alto..

Toda a gente diz gostar de passear ao ar livre, respirar ar puro, ver o mar e é verdade, pois não é por acaso que quando isso acontece, parece logo que respiramos de alivio, sorrimos mais e nos sentimos melhor, porque nós somos natureza e dela portanto fazemos parte e quando estamos juntos vivemos o nosso mundo perfeito...

E depois, os centros comerciais estão a abarrotar de gente que ás vezes só compra comida e paga os parques de estacionamento.

Tudo lá dentro está cheio de luzes e meu Deus!Tanto barulho!!

Que ás vezes vou com o meu Mp3 no máximo e ainda assim ouço o barulho de fundo...parece chuva...chovem pessoas agora!

Querem ver famílias felizes??Sentem-se a jantar nos mares de mesas e cadeiras de um desses Centros quaisquer..

Observo com os meus próprios olhos diariamente esta realidade, pois trabalho num desses Centros Comerciais e é com muito prazer quando de lá saio..., acreditam que chego a deixar o meu carro mais longe de propósito?Só para poder andar e sentir o vento e o sol depois de um longo dia de trabalho dentro de luz artificial, cimento á minha volta e gente dedicada á procura do seu sonho..

São apenas coisas que os meus olhos veêm...lá dentro, não me sinto feliz...e vocês??

 

3 comentários:

Praia disse...

Por isso é que gosto muito de viver no meu alentejo...qd sinto falta de compras numa hora tou nos centros comerciais e volto para a minha terra onde gozo da bela da qualidade de vida...sem barulho..sem confusao..á beira mar...
:)))
Apareçam quando quiserem...
Aqui eu sou felizzzzzzz

Sérgio Pontes disse...

Compreendo perfeitamente o teu sentimento!

Bjs

Mãe2bee disse...

Querida amiga,
queria dizer-te que apesar disso tudo eu fui feliz convosco dentro do centro comercial!!! Vou sentir muito a tua falta e a das minhas queridas "celeiras", dos clientes mais chegados, enfim... Já sinto tantas saudades vossas!!! Os centros comerciais só têm de bom as pessoas que ficam no nosso coração!!!