sábado, 1 de janeiro de 2011

O nascimento do meu menino...adorado...


Desde o inicio da gravidez...que o parto pairava na minha cabeça....como uma nuvem...ora branquinha...linda...e formosa, ora cinzenta, carregada...e por vezes nublosa...mas tentava a todo o custo, dar-lhe umas pitadas coloridas, doces, positivas, o meu corpo colaborava com o trabalho de parto, eu colaborava com ele, imaginava todo o processo que aprendera nas aulas de preparação...e por fim até pintei o Mandala de Nascimento oferecido pela minha querida amiga Sónia Portinha.

Nos últimos dias, só pensava numa coisa:O PARTO.

Tudo começou na Segunda feira dia 13, o dia previsto para o nascimento do Daniel.

Nessa noite as dores era já muitas e o rolhao mucoso fazia-se notar desde a tarde...mas sem saber do que se tratava...e temendo o sangue que era..dirigi-me as urgências do HSM ao fim da noite.

Tudo bem...não estava em trabalho de parto ainda...mas tudo indicava que estava muito breve.

As contrações apareciam cada vez mais, com mais intensidade e mais dolorosas...a respiração que aprendera nas aulas de Yoga e preparação para o parto foram mesmo úteis!

E a bola, a bola de pilates aliviava-me bastante.

Terça feira por volta das 16h telefono ao marido para me vir buscar, as dores estavam a ficar mesmo dolorosas e algo me dizia que aquelas contrações queriam dizer algo mais...

Cheguei ao HSM e o CTG deixou-me mal...durante os breves minutos que lá estive, nem uma só sequer!Como seria possível???Depois de tantas que tive e tão dolorosas??Pensávamos e informava-mos a família e amigos que não seria ainda o momento...

Mas a médica, ao observar-me diz que estou com 2 dedos de dilatação e que me vai internar.

BOA!!Pensei eu!!È agora que vou conhecer o meu filho!Eram por volta das 20h de terça feira do dia 14 Dezembro.

E misturavam-se em mim momentos de ternura, nervosismo e tudo quanto possam imaginar...

Subi para o internamento sempre feliz, o marido com os olhos molhados, com o saco da minha roupa na mão..despediu-se de mim para ir buscar a mala, e o kit das células estaminais.

Fiz o clister e a caminho da cama tive uma contração forte, abaixei-me e troquei palavras com o enfermeiro mais atencioso e paciente que em toda a minha vida conheci!

Colocou-me a soro, ligou-me ao CTG e ali fiquei mergulhada em tantos pensamentos!Mas todos bons!Tentei dormir...ainda dormitei...a enfermeira informou-me que o marido teve lá de madrugada e que como eu dormitava...voltava depois...tinha trazido bombons para me dar...coitadinho...ele sabe o quanto sou gulosa por chocolates e naquela hora talvez fosse mesmo a melhor coisa para me distrair...hihhihhi...estava tão nervoso...mas claro..eu não podia comer...e bem que me apetecia...e quando o marido voltou..e depois de alguns dedos de conversa e mais algumas contracções, convidaram-no a sair passados poucos instantes...pois eu tinha pedido a epidural logo que desse...e ali estava o momento dela!

Não custou absolutamente nada a dar!Em posição de Buda foi administrada e muito bem, não senti nada a não ser um choquinho pequeníssimo.

E respirei de alivio.

A coisa estava lenta...diziam...cada vez que me tocavam.

Resolveram acelarar no começo da manha, por volta das 8H com a oxitocina, mas o Daniel não gostou, os batimentos dele fraquejavam e automaticamente foi cessado esse processo!Irra! Que susto!

Assim estive a dilatar por conta própria e com alguns reforços da epidural e muitas dores nas costas.. até chegar por volta do meio dia já do dia 15 Dezembro,.altura em que estava com 9 dedos de dilatação e faziam-se os preparativos para ir para a sala de partos.

O marido tinha decidido que não iria assistir, ele não aguenta ver o sofrimento...e sabíamos mais ou menos para o que íamos...Disse-lhe que estava tudo bem, e que não seria melhor ou pior PAI por isso.

Ainda bem que não assistiu...aquilo não é propriamente agradavél de se assistir..na minha opinião...e já depois do meu parto ainda vi alguns entrar..para assistir e depois sair...com caras....como direi...esquesitas....

Passei para a sala de partos e lá estavam aquelas luzes no tecto e toda a parafernália....mais um reforço e com ordens para não fazer força, mesmo que sentisse muita vontade...e assim tentei obedecer.

A respiração fora esquecida por muitas vezes e substituída por gemidos humildes..sempre que vinha uma contracção..agora era mesmo forte!E estava com epidural!Bem dita!

As enfermeiras, medicas, parteiras...não saiam de roda de mim, eram muitas...não sei quantas..e ensinavam-me a fazer força, dizendo palavras tortas e brutas...que mais tarde percebi o porque daquilo....queriam-me enraivecer para eu fazer verdadeiramente força e por cá fora o meu adorado filho!Precisava provar-lhes que tinha a força necessária e foram elas que provocaram isso em mim.Mas começava a dar ares de desespero e muito cansaço...

Já eram muitas horas ali naquele piso e desde o meio dia até as 15H, hora em que o meu menino nasceu, era muito tempo na sala de partos.Chegou um Dr. Que disse:esta é a senhora da FIV!Já chega!Temos que a ajudar..e trocava palavras com a médica que me fez a primeira ecogafria do Daniel ás 6 semanas e que agora me iria fazer o parto propriamente dito.

Tinham resolvido fazer o meu parto com ventosa..e depois de alguns momentos verdadeiramente dolorosos em que gritei como um animal mesmo...senti o quentinho do corpo a passar por mim...ouvi o choro do Daniel e perguntei se já tinha nascido...eu tinha deixado de estar ali por instantes...no momento da expulsão parece que vamos para outra dimensão..e colocaram-no em cima de mim, beijei-o e chamei-lhe de meu FILHO.Foi absolutamente lindo!Trataram do cordão para o Kit e levaram-mo...

Enquanto estive a ser cozida, reconhecia perfeitamente o choro do meu filho ali mesmo ao lado...a limparem-no e a fazerem-lhe os devidos testes..e todos os procedimentos... Depois era a tão esperada altura para estar com o meu filho outra vez...e com o PAI.

Foi muito pouco tempo depois que o trouxeram para junto de nós.E ali estávamos os 3!

Num perfeito enlace!O Daniel pegou logo na minha maminha...e tão bem!

O PAI!O PAI? Não sabia para onde se virar...só me perguntava se tinha custado muito e como fora...(quando lhe disse que foi ventosa, li-lhe nos olhos o sofrimento que tinha passado ali sozinho á espera sem saber como estávamos nós...e como seria duro para mim...afinal conhecemo-nos tão bem...e basta um olhar para perceber o que vai na alma..)e só olhava para o seu filho mais desejado...

Estava bem disposta e com muita sede!Dei ainda mais valor á agua...ali só não a podia beber por breves instantes, mas sabia que a teria mais tarde.. imaginem se a água acabasse!E pensava:Meus Deus!Como a água nos faz falta!

Fiz um lanchinho, desci para a maternidade com o meu filho em cima do meu peito!Que sensação maravilhosa!E o papá esperava-nos á saída do elevador.Foram momentos mágicos todos os que se seguiram, e até hoje!

Estamos apaixonados e de coração cheio!O Daniel foi o melhor presente divino!

Ele veio iluminar ainda mais as nossas vidas!

Sinto-me realizada, feliz e em paz.

Tenho o meu filho nos braços!Era bom te-lo na barriga, dentro de mim, mas cá fora é muito melhor!Sentir o cheirinho dele..observa-lo a dormir descansado, cuidar dele e amamenta-lo!

Que coisa magnifica é esta de ser Mãe!!!

Sinto que embarquei numa viagem linda!

5 comentários:

Praia disse...

Amiga, o nosso sonho tornou-se realidadeeeeeeeeeeeee!!!
Somos as mulheres mais felizes do mundooooooooooooooooooo!!!
Muita saude para vocês para criarem o pequeno Daniel.
Tudo de bom.
Beijo grande aos 3.

Mãe2bee disse...

Amiga, és uma autêntica Jornalista eh eh eh por momentos parecia que estava ali contigo! Mais uma vez PARABÉNS pelo teu bebé!!!
ADORO-TE!!!

sandra sulemane disse...

k emoção né minha kida.. ate as lagrimas me vieram aos olhos....

desejo o melhor do mundo para voces k sepre sejam iluminados, pois voces bem merecem toda a felicidade do mundo.


adoro "ler-te"

beijokinhas grandes e doces para a tua linda familia

embuscadeumaestrela disse...

Muitos parabéns à familia feliz.

è a 1a vez que vos visito, e já percebi que a caminhada foi longa.

virei mais vezes

eu_mesma_32 disse...

Minha querida,
adorei a tua descrição. Por mais que custe o parto, parece-me que assim que olhamos para a cara do nosso filho esquecemos tudo, não é?
Uma beijoca enorme e que possam sempre ver o vosso bebé crescer feliz e saudável!
Beijocas.