sábado, 10 de maio de 2008

Está diagnosticado, a Luna tem uma infecção uterina


È este o diagnóstico da Luna....


Ficou internada hoje na Clinica, e vai ter que fazer uma intervenção cirurgica, e custa tanto deixar a minha 4 patas lá, mas tem de ser, lá certamente está melhor que em casa nesta altura...


Vai ficar boa!


Amanha vou ligar para a clinica para saber dela...tou triste...


Mas o que é que a minha linda tem?

Chama-se assim:Piómetra


por Hospital Veterinário do Porto em 18 de Julho de 2005

A piómetra é uma infecção do útero. É mais comum em fêmeas adultas, com mais de seis anos de idade, não castradas. A administração de estrogénios a cadelas e a administração de progesterona a gatas aumenta o risco de piómetra.
É uma patologia uterina mediada pela progesterona em cadelas e gatas. A progesterona é a hormona feminina responsável pela manutenção da gestação. No entanto, todas as fêmeas, gestantes ou não, estão expostas a grandes concentrações desta hormona durante 45 a 75 dias após o cio. A progesterona aumenta o risco de infecção bacteriana em úteros não gestantes. As bactérias estão geralmente na vagina mas podem afectar o útero. A Escherichia coli é a espécie bacteriana mais comum em infecções uterinas.
A piómetra pode ocorrer com ou sem corrimento vaginal, dependendo da possibilidade do conteúdo uterino passar através da cérvix. A piómetra aberta caracteriza-se por um corrimento vaginal purulento ou até sanguinolento, com muito mau odor; a piómetra fechada não apresenta qualquer tipo de corrimento o que a torna uma situação mais grave dado que os donos não identificam a existência de um problema numa fase precoce do seu desenvolvimento. As fêmeas com piómetra fechada podem ficar gravemente doentes, pode haver ruptura uterina e aparecimento de toxemia, que põe em risco a vida do animal.
Os sintomas mais comuns são:
- Corrimento vaginal;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Letargia;
- Perda de peso;
- Vómitos;
- Aumento da ingestão de água (polidipsia);
- Aumento da produção de urina (poliúria);
Os sintomas sofrem um agravamento com o passar dos dias. Se não houver tratamento evoluem para uma desidratação severa, colapso e morte.
O diagnóstico de piómetra é feito com base nos sinais clínicos e em alguns exames complementares. As análises ao sangue e à urina são compatíveis com uma infecção e podem ainda avaliar se outros órgãos foram afectados pela doença. A radiografia abdominal deve ser efectuada, juntamente com a ecografia abdominal, para confirmar o diagnóstico e visualizar o aumento das dimensões uterinas.
O tratamento de eleição é a remoção cirúrgica dos ovários e do útero - ovariohisterectomia. É o tratamento melhor, mais fiável, mais rápido, mais seguro e menos dispendioso. O animal deve ser estabilizado antes da realização da cirurgia, deve fazer fluidoterapia e antibioterapia e ficar internado para acompanhamento médico após a cirurgia.
A prevenção pode ser feita através da castração (ovariohisterectomia) o mais cedo possível na vida do animal.

2 comentários:

Paula disse...

★╱◥█◣★╱◥█◣
︱田︱田︱︱田︱田︱ ★.★ * ★..
.*★ *. *..*.★ * ★..
.*★  *. *Abra a janela do seu...
    coração e deixe entrar por ela tudo
   ♥..♥   de mais lindo como...
    ♥..♥ AMOR
    ♥..♥
       ♥..♥ PAZ
       ♥..♥
    ♥..♥
♥..♥
  ♥..♥ AMIZADE
   ♥..♥enfim tudo que venha tornar
   vc extremamente felizes!!!!
♥..♥
  ♥..♥
Pois merecem tudo de bom!!!!
beijos .*★ *. *..*.★
sandra.*★ *. *..*.★.*★
Obrigada e boa semana

Paulananet

Paula disse...

As melhoras da Luna